quarta-feira, 9 de abril de 2014

Está acima do peso? 5 dicas para não desistir do treino!




Quem já incorporou há muito tempo os exercícios físicos no dia a dia sabe que não é fácil manter essa rotina de 'atleta'. Agora, imagina para quem está acima do peso? Para facilitar a vida de quem é mais 'cheinho', o treinador físico Vitor Mattoso deixou 5 dicas para você não desistir antes de começar a malhar. Algumas das orientações são aumentar o tempo de treino aos poucos e não ignorar dores nas articulações, principalmente nos tornozelos, joelhos e coluna.

'O primeiro passo é procurar um ambiente convidativo, que garanta acolhida. E não há restrição de atividades por conta de peso. O que precisa é ter cuidado e levar em consideração o perfil de cada pessoa. Por esse motivo, cada vez mais o treino é individualizado. Se a pessoa tem um problema nos ligamentos dos joelhos, por exemplo, uma série igual para todos de um grupo pode render uma lesão', exemplifica.

Além disso, Vitor explica que as atividades que realmente dão certo são aquelas que respeitam os limites individuais, fazendo, inclusive, com que as pessoas acima do peso não desistam de malhar. O treinador também é o idealizador do SAFO (Sistema de Atividades Funcionais para Obesos). 'O projeto auxilia as pessoas interessadas em emagrecer de forma humanizada, ou seja, com muita diversão e alegria', define o profissional.

Para o instrutor, a musculação pode se tornar a principal aliada dos gordinhos. 'É a atividade que mais provoca a queima de gordura e o aumento da massa magra'. Ele aproveita para expor um problema que afasta essas pessoas do treino. 'Mas os aparelhos de musculação não são fabricados para as medidas de quem está acima do peso, o que é contraditório, já que é o melhor exercício para eles. Bastaria ter bancos mais confortáveis para que esse público se sinta convidado a utilizar os equipamentos', exemplifica.





Procure sua turma

Segundo o instrutor, fazer atividade física num ambiente que não é convidativo é o primeiro passo para a desistência. 'Por isso, procure sua turma ou até mesmo um grupo que tenha os mesmos objetivos que os seus'.





Respeite seus limites

O professor explica que não há restrição de atividades por conta de peso. O que precisa é ter cuidado e levar em consideração o perfil de cada pessoa. Por esse motivo, cada vez mais o treino é individualizado. Se a pessoa tem um problema nos ligamentos dos joelhos, por exemplo, uma série igual para todos de um grupo pode render uma lesão', exemplifica.

'No fim, as atividades que realmente dão certo e fazem com que as pessoas muito acima do peso não desistam de malhar são aquelas que respeitam os limites individuais. Mas sem deixar de buscar os objetivos esperados, como perda de peso e aumento de capacidade física'.





Aumente a rotina de exercícios gradualmente

Apesar de não restringir nenhum exercício, Vitor Mattoso conta que dois pontos devem ser bem trabalhados, principalmente, nos primeiros treinos: a mudança na alimentação e a carga de atividades. 'Não entre em uma dieta extremamente restritiva, nem se exercite todos os dias. No caso da prática de exercícios, o que deve ser levado em conta não é a obesidade e, sim, o sedentarismo. O que faz a pessoa tomar choque no primeiro momento é o exagero'.

O treinador indica de 15 a 30 minutos para começar. 'Assim, a pessoa vai para casa leve, tranquila, certa de que foi positivo. E no próximo dia de treino reserve 32 minutos, e vá aumentando aos poucos'.





Musculação é exercício aliado da queima de gordura

O treinador afirma que a musculação é um grande aliado das pessoas acima do peso. 'Essa é a atividade que mais provoca a queima de gordura e aumento da massa magra'. O professor aproveita para expor um problema que afasta essas pessoas do treino. 'Os aparelhos de musculação não são fabricados para as medidas das pessoas mais cheinhas. O que é contraditório, já que é o melhor exercício para eles. Bastaria ter bancos mais confortáveis para que esse público se sinta convidado a utilizar os equipamentos', exemplifica.

Outras opções de atividades que também dão bons resultados são as aeróbicas, como caminhada, corrida, jump e outras similares. 'Elas  provocam a queima de gordura, mas requerem muito mais desempenho mental. Para praticá-las é exigida resistência, às vezes maior do que a musculação, que demanda esforço'.





Não ignore dores nas articulações

Tornozelos, joelhos e coluna requerem zelo. 'Para esse público que está acima do peso é preciso cuidado triplicado. Isso porque as articulações deles estão sobrecarregadas pelo excesso de peso, pois, normalmente, os gordinhos não praticam exercícios. O que leva a musculatura a ficar enfraquecida até mesmo para uma caminhada de poucos metros', explica.

'É mais uma questão de bom senso com seus limites do que de técnica certa ou errada. O ideal é que o professor e o aluno se atentem para dores nestas regiões. Sugiro uma parada para avaliação em um curto espaço de tempo. Se fizer 5 minutos de uma atividade e a avaliação apontar que está tudo bem, dá para seguir em frente. Mas se a pessoa começar a reclamar de sentir o tornozelo ou qualquer outro mal-estar, é o caso de reavaliá-la'.





Fonte: estilo.br.msb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário